Aluna do IFMA desenvolve óleo contra infecções causadas por fungos nas unhas
Sabe aquela micose de unha (Onicomicose) persistente, infecção causada por fungos que atingem as unhas de muitas pessoas? Desenvolver um produto eficaz contra esse tipo de infecção era a expectativa de uma estudante do IFMA, logo no início de sua pesquisa. No último dia 10 de março, a aluna Nayara Rejanne Gusmão Lopes do Curso de Licenciatura em Biologia, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) Campus São Luís – Monte Castelo, apresentou o Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), com o tema: “Desenvolvimento de Óleo Secante à Base de Cinamaldeído para Tratamento de Onicomicose: Testes in vitro”. O trabalho teve orientação da professora Cristina de Andrade Monteiro e coorientação da professora Iven Neylla Farias Vale Mendes.
De acordo com Nayara Lopes, a pesquisa foi construída com base nas seguintes hipóteses: “Cinamaldeído tem propriedades antimicrobianas; óleo secante formulado contendo Cinamaldeído age sobre unhas infectadas por fungos com efeito fungicida e, também, Modelo in vitro de infecção de unhas humanas desenvolvido em microplacas é adequado para testes de substâncias antimicrobianas”.
A aluna informou que, logo no início da pesquisa, já tinha a expectativa de chegar a esse resultado final obtido de desenvolver um produto que fosse eficaz contra infecções causadas por fungos nas unhas, pois o “óleo secante formulado durante a pesquisa foi desenvolvido com o objetivo de ter o Cinamaldeído (CNMA) como princípio ativo, pois o composto CNMA possui um potencial farmacológico, com atividades antimicrobiana, anti-inflamatória, angiogênica e cicatrizantes, além de ser considerado de baixa toxicidade” – constatou Nayara.
Para a professora e orientadora Cristina de Andrade Monteiro, o momento mais marcante da pesquisa de Nayara foi “comprovar a eficácia do óleo contendo o Cinamaldeído em relação ao mesmo óleo sem o composto. Sem a presença do Cinamaldeído, o óleo de secante intensifica o crescimento dos fungos na unha”, ressaltou a professora.

Aluna Nayara Lopes e a orientadora Cristina Monteiro
A pesquisa passou pelas etapas de: formulação dos produtos naturais, desenvolvimento de um teste piloto, desenvolvimento do modelo in vitro com uso de unhas humanas e, por fim, o tratamento de unhas infectadas com o óleo por meio do modelo proposto.
O Cinamaldeído é o composto majoritário do óleo essencial de canela (Cinnamomum cassia) com uma ação antimicrobiana já comprovada pelo Grupo de Pesquisa LPBiotec-IFMA (Laboratório de Pesquisa e Estudos em Microbiologia e Biotecnologia) e uma das linhas de pesquisa do grupo é “Bioprospecção vegetal e microbiana”. O produto desenvolvido durante a pesquisa pode se tornar uma alternativa potencial para o tratamento de infecções fúngicas.
Nayara participa do projeto de inovação “BIOPRODUTOS À BASE DE CINAMALDEÍDO PARA TRATAMENTO DE INFECÇÕES FÚNGICAS: Testes in vitro”, com apoio do CNPq e do IFMA-MTC e já foi contemplada com o Prêmio de 1º Lugar na categoria Planeta Inovação- PIBITI-ES do IFMA.
A aluna Nayara e a professora Cristina de Andrade Monteiro também fazem parte do grupo de pesquisa “LPBiotec-IFMA (Laboratório de Pesquisa e Estudos em Microbiologia e Biotecnologia).
Redes Sociais