Página Inicial > Notícias > Estudantes do IFMA são premiados no Desafio Bebras Brasil

Estudantes do IFMA são premiados no Desafio Bebras Brasil

O Campus Monte Castelo teve 50 alunos participando da primeira edição da competição de pensamento computacional no Brasil.
  • publicado 20/01/2023 09h10
  • última modificação 20/01/2023 09h10

Com o objetivo de fomentar o pensamento computacional, o Desafio Bebras foi realizado pela primeira vez no Brasil em novembro de 2022. Seis estudantes do IFMA Campus São Luís – Monte Castelo foram premiados na competição, que ocorreu simultaneamente em mais de 70 países. Todos eles competiram na categoria Juniors, para a 1ª e 2ª séries do Ensino Médio.

A iniciativa de inscrever os alunos foi da professora Evaldinolia Moreira, do Departamento de Computação. Um grupo de 50 estudantes do 1º ano do curso técnico em Informática participou do desafio. As provas foram realizadas pela internet, com 12 questões (tasks) de múltipla escolha que convidavam os participantes a explorar habilidades essenciais para o futuro: abstração, pensamento algorítmico, decomposição, avaliação e reconhecimento de padrões.

As premiações foram todas digitais. Os alunos João Victor de Araújo e Carlos Manuel da Paz obtiveram pontuação suficiente para ganhar medalha de bronze (38 a 42 pontos). Já os estudantes Thiago Gabriel Rodrigues, Lucas Cauã Mendes, Flávio Guilherme Corrêa e Gabriel Samyr Pereira foram premiados com honra ao mérito (35 a 37 pontos).

A aplicação da prova no campus também contou com o apoio do professor Raimundo Osvaldo e da técnica em assuntos educacionais Érica de Araújo. A professora Evaldinolia Moreira comemorou o resultado final e revelou planos para a próxima edição. “Este ano quero submeter um projeto de ensino de Pensamento Computacional e prepará-los pro próximo desafio”, comentou.

Sobre o Desafio Bebras

A competição foi criada na Lituânia pela professora Valentina Dagiené. A palavra lituana Bebras significa “castor”, por isso o animal é o mascote do evento on-line. No Brasil, o desafio foi aplicado pelos mesmos organizadores do Concurso Internacional Canguru de Matemática.

Segundo a comunidade internacional Bebras, o pensamento computacional trabalha competências essenciais para o futuro e pode ser desenvolvido a partir de cinco habilidades essenciais:

• Decomposição: quebrar problemas grandes e complexos em partes menores e mais simples de lidar.
  • Abstração: focar apenas em informações importantes, ignorando detalhes irrelevantes.
  • Reconhecimento de padrões: procurar similaridades e características em comum dentro de um problema ou entre problemas diferentes.
  • Pensamento algorítmico: desenvolver a solução de um problema passo a passo ou as regras para resolvê-lo.
  • Avaliação: checar se a solução obtida é válida e correta.