Página Inicial > Notícias > Notícia do Portal > IFMA promove Mostra de Animação Design & Cultura

IFMA promove Mostra de Animação Design & Cultura

Atividade foi organizada pelos estudantes do curso Técnico em Comunicação Visual
  • publicado 16/01/2023 17h01
  • última modificação 16/01/2023 17h04

O IFMA Campus Monte Castelo promoveu, no dia 11 de janeiro, a I Mostra de Animação: Design & Cultura. Durante a Mostra realizada no Auditório Florise Pérola, foram apresentadas animações desenvolvidas pelos estudantes do 3º ano do curso de Comunicação Visual do Departamento de Design do campus, no âmbito da disciplina Animação.

A disciplina, ministrada pela professora Ivana Maia, integra a grade curricular do curso Médio Técnico em Comunicação Visual, em que são trabalhados conteúdos como Teoria e História da animação, Princípios e Técnicas de Animação, dentre outros aspectos.

Para a atividade de conclusão da disciplina foi escolhido como tema as músicas da Companhia Barrica e foram apresentados vídeos com as animações desenvolvidas pelos estudantes, como resultado da construção desse conhecimento.

“Foi um momento muito especial”, afirmou Ivana Maia. “Apresentamos os resultados das atividades desenvolvidas ao longo da disciplina para uma plateia formada por alunos, professores e administrativos do IFMA, familiares dos alunos e representantes da Companhia Barrica. A plateia vibrava a cada apresentação! Foi lindo, envolvente, motivador!”, prosseguiu.

A Mostra iniciou com a apresentação de 3 animações desenvolvidas por alunos da turma anterior (603/21) que trabalharam com o tema “As lendas Maranhenses”. A disciplina, ministrada na época de forma remota, também produziu animações maravilhosas de grande qualidade técnica.

Foi um momento extremamente significativo para os estudantes, pais e familiares”, avaliou  Eva Rosa do Lago, mãe da estudante Aymê Thayene do Lago Barros. “A temática escolhida para as produções voltadas para a cultura, fez mais lindo de ver os trabalhos de cada estudante”, prosseguiu.” Agora que recomeçamos a vivenciar atividades presenciais, pois nós, pais, sentimo-nos orgulhosos do potencial de nossos filhos demonstrado em cada detalhe de suas produções”, concluiu.

As animações apresentadas foram desenvolvidas em variadas técnicas com a temática baseada nas músicas da Companhia Barrica. Desde a fase inicial, com a pesquisa e a escolha das músicas, os estudantes da turma 603/22 de Comunicação Visual se envolveram e se dedicaram de forma magnífica. Eles conduziram todas as etapas da produção e, na análise de Ivana Maia, conseguiram traduzir em imagens, técnica e sensibilidade, a grandeza cultural das músicas da Companhia Barrica. “Todos nós, professores do Departamento de Design do Campus São Luís Monte Castelo, estamos muito orgulhosos dos nossos alunos”, afirmou.

O maestro Chico Pinheiro (professor aposentado do IFMA) e o cantor Roberto Brandão, da Companheiro Barrica, foram presenças marcantes no evento.

“Foi emocionante e extremamente prazeroso”, afirmou o cantor Roberto Brandão, do Boi Barrica. “Os alunos estão super antenados com a cultura maranhense e o resultado foi maravilhoso com trabalhos de muita sensibilidade”, concluiu.

Ao final, a Companhia Barrica convidou os estudantes a apresentarem seus trabalhos em um evento na Casa Barrica.