Página Inicial > Notícias > Campanha Janeiro Branco/2023 é lançada no campus

Campanha Janeiro Branco/2023 é lançada no campus

O tema desse ano foi: “Escola também é lugar de Saúde Mental”
  • publicado 09/01/2023 15h10
  • última modificação 10/01/2023 15h50

A campanha Janeiro Branco, em alusão à saúde mental, foi lançada no Núcleo de Assistência Estudantil do Campus São Luís Monte Castelo, no último dia 05 de janeiro.   O tema escolhido para esse ano foi: “Escola também é lugar de Saúde Mental”. A temática proposta pretende deixar em evidência uma das grandes preocupações dos profissionais que atuam no campus.  O que também pode ser percebido pelos projetos do Instituto nessa área do conhecimento.

O evento desse ano contou com a participação do Centro de Terapias Orientais/CTO, em que alunos e servidores foram beneficiados com massoterapia, totalizando 77 atendimentos. Além disso, participaram da ação a Liga Acadêmica de Psiquiatria e Saúde Mental/LAMP da UFMA, em que acadêmicos de psiquiatria e psicologia da Universidade Federal do Maranhão puderam orientar os alunos do IFMA acerca do significado da saúde mental, bem como, explicar sobre algumas patologias mais frequentes na atualidade, como: Ansiedade, Depressão, Fobia Social entre outras. “Vivemos em um mundo de pós-pandemia e isolamento social, que realçou as doenças mentais e emocionais. A Campanha Janeiro Branco aplicada pelo NAE no Campus Monte Castelo é de suma importância tanto para servidores e discentes da instituição, pois nos alerta em ter autocuidado e procurar ajuda psicológica”, disse David Silva Dias (CAA).

Associado a essas atividades de conscientização teórica, o serviço médico e odontológico também realizou algumas atividades práticas, como o aferimento de pressão arterial e, também, a distribuição aos alunos e servidores de pequenos arranjos florais e bombons com mensagens motivadoras e reflexivas acerca da saúde mental e do sofrimento psíquico. “A realização da Campanha Janeiro Branco na escola é uma das oportunidades de falarmos de forma mais pontual de saúde mental, sofrimento psíquico e seus reflexos. Precisamos ficar atentos, como diz nosso slogan: “Escola também é lugar de saúde mental”, relatou  a psicóloga do campus, Angela Ramos.

A coordenação da campanha percorreu alguns setores/departamentos do campus com a divertida “Caravana Cuca legal” com o objetivo de despertar a reflexão junto aos  servidores da necessidade de estar atento sobre a importância da saúde mental e seus reflexos em todas as áreas da vida. “Nos dias atuais, podemos dizer que a saúde mental ainda é pouco discutida, ao consideramos a grande quantidade de pessoas atingidas por essas doenças. Mais do que nunca, nós precisamos falar de saúde mental nas escolas. E é exatamente isso que o NAE do Campus Monte Castelo realiza durante a Campanha Janeiro Branco: o setor organiza ações que reforçam os cuidados com a saúde mental de servidores a alunos, de uma maneira eficaz”, detalhou Erica Patricia (CAP).

Esse modelo de ação já é conhecido e tem aceitação na comunidade do campus São Luís Monte Castelo. A campanha Janeiro Branco foi coordenada pelo NAE/Serviço de Enfermagem e Psicologia com colaboração dos Serviços de Odontologia, Nutrição, Serviço Médico e Serviço Social.