Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > CAPS AD e IFMA iniciam projeto extensionista
Início do conteúdo da página Notícias

CAPS AD e IFMA iniciam projeto extensionista

O CAPS AD é um serviço de saúde aberto ao público, oferecido pelo Sistema Único de Saúde.
  • Assessoria de Comunicação. com informações do blog do jornalista Márcio Henrique
  • publicado 19/12/2022 13h53
  • última modificação 11/01/2023 10h45

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA)  Campus São Luís – Monte Castelo realizou a aula inaugural da nova turma da oficina de extensão de eletricidade básica residencial, para pacientes do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD) na sexta-feira, 16 de dezembro, na sede da entidade, no Monte Castelo.

“Quinze alunos em tratamento para dependência química serão beneficiados. A oficina terá duração de oito semanas com aulas teóricas e práticas dentro de laboratório. Com a capacitação, os pacientes terão condições de se reinserir no mercado de trabalho”, detalhou o professor do IFMA Fábio Sales.

“É a segunda turma que vamos formar em eletrônica. Todos da primeira tiveram êxito e muitos já estão trabalhando. Nós, como especialista, entendemos que só a medicação não resolve. Precisamos ir além. Parcerias com universidades e outros órgãos tanto público como privado favorecem muito na recuperação de nossos pacientes e no retorno deles a sociedade”, destacou o Doutor Marcelo Costa, diretor geral do CAPS AD Estadual.

Sobre o CAPS AD

O CAPS AD é destinado ao atendimento diário, com assistência clínica, acompanhamento e reabilitação psicossocial de usuários com transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas. O CAPS AD é um serviço de saúde aberto ao público, oferecido pelo Sistema Único de Saúde.

Dentre os serviços disponibilizados, estão o atendimento individual e em grupo, os tratamentos medicamentoso e psicoterápico, orientação familiar, atividades comunitárias, oficinas e visitas domiciliares. O CAPS estima atender a, aproximadamente, 100 pacientes por dia. O CAPS possui uma estrutura física com refeitório, banheiros, salas de atendimento da equipe de saúde e de terapia de grupo, adequadas ao atendimento diário deste quantitativo.

O CAPS AD está situado na Rua Conde D’Eu, s/n, no bairro do Monte Castelo e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, atendendo demanda espontânea.

Fim do conteúdo da página