Página Inicial > Notícias > Professora lança livro sobre políticas de raça e classe

Professora lança livro sobre políticas de raça e classe

Lançamento acontece no Cine Teatro Viriato Correia, no IFMA Campus Monte Castelo, nesta quarta (11), às 18h30.
  • Miguel Ahid
  • publicado 10/05/2022 20h30
  • última modificação 11/05/2022 09h21

Nesta quarta-feira, 11 de março, às 18h30, no Cine Teatro Viriato Correia, Campus Monte Castelo, a professora Claudicéa Alves Durans lança seu primeiro livro com o título “Políticas de Raça e Classe no Brasil: uma crítica Marxista”, publicado pela Editora Sundermann.

O livro apresenta um importante debate acerca das construções ideológicas da intelectualidade brasileira sobre o tema, bem como as formas de organização e táticas do Movimento Negro no enfrentamento ao Racismo. Um livro necessário para a luta antirracista.

A professora Claudicéa Durans destaca algumas das ideias de sua obra. “No livro busco explicar o racismo como construção social, ideológica, que tem base nas relações econômicas e sociais para justificar a desigualdade”, ressaltou.

Nesse processo, continua ela, “raça para hierarquizar os indivíduos biologicamente e culturalmente em níveis de inferioridade. O termo raça hoje é utilizado na perspectiva social, pois é possível identificar a condição social imposta aos negros numa sociedade de classe como a nossa”, reflete.

Quando perguntada sobre a motivação para trabalhar a temática: “as minhas origens culturais e étnicas, a participação no Movimento Negro, a necessidade de aprofundar a temática e requisito acadêmico-profissional. Esse é o meu primeiro livro pela Editora Sundermann, que possui várias publicações sobre o tema” concluiu.

Sobre a autora

Professora Claudicéa Alves Durans

Doutora em Políticas Públicas (2019) e Mestre em Educação (2002) e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (1993). Professora Adjunto Nível IV do Magistério Superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão.

É membro do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre África e o Sul Global (NEÁFRICA). Membro do Grupo de Estudos sobre Movimentos Sociais, Questão Social e Identidades – GEMS-QI com atuação interdisciplinar e interinstitucional de estudos, debates, pesquisas e extensão, constituído por professores pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão do Departamento de Serviço Social (DESES), do Curso de Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-brasileiros (LIESAFRO), do Curso de Ciências Humanas do Campos de Codó, e por professores do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) dos campi Monte Castelo e Maracanã.

Tem experiência profissional e de pesquisa na área de Educação e Políticas Públicas com destaque aos temas: políticas sociais, políticas de ações afirmativas, relações étnico-raciais, inclusão social, diversidade cultural, prática docente e educação. Autora do Livro: Políticas de Raça e Classe no Brasil: uma crítica marxista. São Paulo: Sundermann, 2021.

Sobre o livro

O livro, resultado da tese de Doutorado no Programa de Políticas Públicas da Universidade Federal do Maranhão traz um importante estudo da particularidade da questão no Brasil em diferentes contextos e narrativas capturando as interpretações de raça, racismo e relações étnico- raciais. Uma pesquisa rigorosa no campo do método materialismo histórico- dialético. A obra nos apresenta uma brilhante síntese da formação econômico-social brasileira, tendo como base a questão racial, e enfrenta a falsa dicotomia raça e classe ao nos mostrar os vínculos entre ambas na formação do Estado brasileiro e suas políticas públicas.

SERVIÇO

O que? Lançamento do livro: “Políticas de Raça e Classe no Brasil: uma crítica Marxista”
Editora: São Paulo: Sundermann, 2021.
Quando? 11 de maio, às 18h30
Onde? Cine Teatro Viriato Correia, IFMA Campus Monte Castelo
Quem? Professora Doutora Claudicéa Alves Durans, do Departamento de Ciências Humanas e Sociais (DHS) do IFMA Campus São Luís – Monte Castelo.