Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Notícia do Portal > Quatro trabalhos do campus concorrem ao Prêmio Fapema
Início do conteúdo da página Notícias

Quatro trabalhos do campus concorrem ao Prêmio Fapema

Professora Ivana Marcia Oliveira Maia concorre com dois trabalhos na categoria Pesquisador Júnior. Já os professores Omar Andres Carmona Cortes e Antonio José Cantanhede Filho concorrem na categoria Dissertação de Mestrado/Área Ciências Exatas e Engenharias.
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 08/11/2021 14h37
  • última modificação 08/11/2021 14h38

O IFMA Campus São Luís Monte Castelo teve quatro propostas selecionadas para concorrer ao Prêmio Fapema. A professora Ivana Marcia Oliveira Maia teve dois trabalhos selecionados na categoria Pesquisador Júnior. Na categoria Dissertação de Mestrado, Área Ciências Exatas e Engenharias, foram duas propostas selecionadas, com os professores Omar Andres Carmona Cortes e Antonio José Cantanhede Filho.

A professora Ivana Marcia Oliveira Maia concorre com os trabalhos “Dicionário Ilustrado da Construção Naval Tradicional” e “Desenvolvimento de gráficos táteis utilizando técnicas de prototipação”. Já Omar Andres Carmona Cortes disputa a premiação com o trabalho “Uma aplicação móvel flexível para classificação de imagens utilizando deep learning: um estudo de caso sobre doenças pulmonares” e Antonio José Cantanhede Filho, com o estudo “Caracterização química, efeito fitotóxico e atividade antimicrobiana da biomassa do fungo endofítico Glomerella cingulata associado à Virola surinamensis”.

Para o diretor-geral do Campus São Luís-Monte Castelo, Claudio Leão Torres, a seleção dos trabalhos para concorrer à premiação “demostram o compromisso com o ensino de qualidade ofertado pelo Campus Monte Castelo, e em especial o empenho dos nossos servidores”.

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) homenageia, desde 2005, pesquisadores seniores e juniores, jovens cientistas, mestres, doutores, jornalistas e inovadores tecnológicos com o Prêmio FAPEMA, que evidencia a produção científica no estado do Maranhão e reconhece os seus atores, pesquisadores que encaram o desafio de desenvolver soluções, utilizando as ferramentas disponíveis para fazer ciência, tecnologia e inovação. Em 2021, o prêmio alcança a 16ª edição e homenageia três mulheres cientistas do Maranhão, as professoras pesquisadoras Ana Angélica Mathias Macêdo (IFMA), Luciane Maria Oliveira Brito (in memoria) – UFMA e Zafira da Silva de Almeida (UEMA).

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página