Página Inicial > Notícias > IFMA convoca alunos para olimpíada de matemática nacional

IFMA convoca alunos para olimpíada de matemática nacional

A primeira fase da olimpíada será realizada no dia 30 de junho. Inscrições seguem abertas até 25 de junho.
  • publicado 15/06/2021 14h53
  • última modificação 15/06/2021 14h53

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus São Luís – Monte Castelo vai participar da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Devido à pandemia de Covid-19, a prova da primeira fase será realizada de forma remota no dia 30 de junho, das 15h às 17h30. Poderão participar os estudantes matriculados nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio.

Para se inscrever, é preciso entrar em contato com o coordenador local da prova, professor Robert Batista, pelo e-mail robert.batista@ifma.edu.br ou pelo Whatsapp (98) 98821-3827. O prazo vai até o dia 25 de junho.

A primeira fase da OBMEP consiste em uma prova objetiva com 20 questões. Os estudantes com as melhores pontuações serão classificados para a segunda fase, que contará com uma prova discursiva de 6 questões. Em todo o país, serão concedidas 500 medalhas de ouro, 1.500 de prata, 5.400 de bronze e até 46.200 certificados de menção honrosa. Os 6.500 medalhistas terão a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Jr (PIC), com bolsa concedida pelo CNPq.

A 16ª OBMEP é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). O objetivo é estimular e promover o estudo da Matemática no Brasil, contribuindo para a melhoria da educação básica e difundindo a cultura da matemática.