Página Inicial > Notícias > Campus oferta novo curso no SiSU

Campus oferta novo curso no SiSU

Graduação Tecnológica em Processos Químicos terá 40 vagas para ingresso no primeiro semestre de 2021. Este ano, o IFMA disponibilizou ao todo 1.660 vagas no SiSU 2021.
  • publicado 01/04/2021 15h10
  • última modificação 01/04/2021 15h10

No SiSU 2021, o IFMA traz mais uma novidade para os estudantes que prestaram o Enem. Trata-se do curso de Tecnologia em Processos Químicos ofertado pelo Campus São Luís-Monte Castelo. Serão disponibilizadas 40 vagas para ingresso no primeiro semestre de 2021. O curso é diurno e tem duração mínima de três anos e meio.

O Curso de Tecnologia em Processos Químicos visa atender as demandas locais, regionais e nacionais de profissionais da área. O Tecnólogo em Processos Químicos é um profissional com ampla capacitação em operacionalizar processos na indústria química e controlar a qualidade do processo e dos produtos químicos; otimizar a gestão de controle da qualidade voltada para as atividades de laboratório e os métodos analíticos empregados; planejar, gerenciar e realizar ensaios e análises e controle de plantas químicas em escala laboratorial e industrial; especificar e selecionar os métodos e as técnicas mais adequadas à condução de processos de uma unidade industrial; interpretar resultados e emitir parecer técnico em sua área de formação.

Essa é mais uma iniciativa do Departamento Acadêmico de Química (DAQ) do Campus São Luís-Monte Castelo, que já oferece uma ampla formação educacional verticalizada, em que os alunos ingressam na Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio (EPTNM) e podem cursar até a Pós-Graduação no mesmo campus do IFMA – iniciando com o curso Técnico em Química (integrado ao nível médio), o aluno pode cursar a graduação (Licenciatura em Química) e tem a oportunidade de cursar a Pós-Graduação stricto sensu, a exemplo do Mestrado e Doutorado em Química. “Agora é iniciado mais um ciclo com a criação do Curso de Tecnologia em Processos Químicos, a segunda graduação na modalidade presencial ofertada pelo DAQ”, explica o coordenador do curso, o professor doutor Gilvan Figueiredo.

Este ano, o IFMA disponibilizou 1.660 vagas no SiSU 2021. As vagas podem ser consultadas no site do IFMA e no site do SiSU.