Página Inicial > Notícias > Webinário vai abordar desafios do trabalho docente na pandemia

Webinário vai abordar desafios do trabalho docente na pandemia

Evento do Campus São Luís – Monte Castelo será realizado nos dias 21 e 22 de dezembro, via Google Meet.
  • publicado 21/12/2020 16h13
  • última modificação 21/12/2020 16h15

O Departamento de Ciências Humanas e Sociais (DHS) do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus São Luís – Monte Castelo realiza nesta segunda e terça-feiras (dias 21 e 22 de dezembro) o Webinário integrador “Formação humana e científica em tempos de pandemia”. A ação é resultado do trabalho pedagógico coletivo de planejamento e práticas de ensino e pesquisa no âmbito das disciplinas pedagógicas desenvolvidas no semestre letivo 2020.1.

Este é o segundo webinário, que vai trazer abordagens do trabalho com projetos de pesquisa integradores, numa perspectiva interdisciplinar, tendo como eixo o tema Educação e Pandemia. Por meio de palestras e comunicações orais, o evento busca discutir temas relevantes como a questão da subjetividade, da saúde dos docentes e do processo ensino-aprendizagem em suas diferentes matizes. O evento é destinado a professores, gestores educacionais e estudantes de licenciatura.

A questão central que norteou e continua norteando as reflexões dos professores que idealizaram o webinário é como e em que medida  a interdisciplinaridade por meio de projetos integradores possibilita construir um diálogo  entre as disciplinas e tornar significativo o processo ensino-aprendizagem no e para além deste momento de enfrentamento da crise sanitária instalada pela pandemia do Coronavírus (Covid-19), que vem trazendo inúmeros impactos para a educação.

Programação

A abertura será nesta segunda-feira (21), às 19h, com a palestra “A subjetividade no ensino remoto”, que será ministrada pela professora May Ferreira. Em seguida, será apresentada comunicação oral com o tema “Os efeitos da pandemia Covid-19 no processo educacional: um estudo exploratório sobre os problemas de saúde dos professores”. Já na terça-feira, às 19h, a professora Sueli Borges dos Santos irá ministrar a palestra “Ensino e pesquisa em tempos de aulas online”. E a comunicação oral que encerra a programação do evento terá como tema “A pandemia do Coronavírus: dificuldades para o desenvolvimento de atividades “extramuros” pelos discentes das licenciaturas no Campus IFMA São Luís – Monte Castelo”.

A comissão organizadora do 2° Webinário integrador é composta pelos professores Alberes Siqueira, Alberico do Nascimento, Claudicea Durans, Ediane Araújo, Eliane Pedrosa, Fabíola Monteiro, Maria Cristina Moreira, Marinalva
Sousa, Marise Piedade, May Guimarães, Regiana Sousa e Sueli Borges.