Página Inicial > Notícias > Alunos de Engenharia Civil e Elétrica visitam a Eletronorte

Alunos de Engenharia Civil e Elétrica visitam a Eletronorte

Visita técnica contou com oito alunos e aconteceu no dia 20 de fevereiro.
  • publicado 28/02/2020 16h39
  • última modificação 28/02/2020 16h39

Oito alunos dos cursos técnicos de Engenharia Elétrica e Engenharia Civil do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus São Luís – Monte Castelo fizeram no dia 20 de fevereiro uma visita técnica à Subestação São Luís I da Eletrobras/Eletronorte, em São Luís. A visita foi coordenada pelo professor Rodrigo Albuquerque, do Departamento de Engenharia Elétrica do Campus Monte Castelo.

Os alunos e o professor foram recebidos pelo assessor de comunicação Alan Lindoso, que os levou por diversos setores administrativos e operativos da empresa. Posteriormente, foi apresentado um vídeo institucional em que a missão, o dever e os valores da empresa foram apresentados, assim como aspectos técnicos da Usina de Tucuruí, cuja responsabilidade de operação é da Eletrobras/Eletronorte.

Durante a apresentação, os alunos tiveram a oportunidade de entrar em contato com diversos dispositivos utilizados nas Linhas de Transmissão (LTs), como o exemplar de um cabo ACAR (condutor de alumínio com alma de liga de alumínio) e grampos de fixação de condutores. Adicionalmente, materiais e roupas de proteção usados pelos eletricistas de LTs foram mostrados. Uma roupa em especial chamou a atenção dos alunos, que consistia em uma vestimenta de fios de prata usada pelos eletricistas durante manutenções e consertos em linha energizada, sendo o princípio de operação da vestimenta baseado na Gaiola de Faraday.

Na segunda parte da visita, o Engenheiro Fábio Mendes fez uma apresentação em campo das características operativas e construtivas da subestação São Luís I. Ele abordou sobre diversos equipamentos, tais como: chaves seccionadoras, disjuntores de potência a gás SF6, transformadores de instrumentação de corrente (TC) e de potencial (TP), cadeia de isoladores, barramentos e transformadores de potência. Também foi explicada a disposição ótima dos equipamentos na subestação. No que tange às características construtivas, o engenheiro abordou sobre fundação, drenagem, pórticos e torres treliçadas. No centro de controle da subestação, nos foi apresentado, em tempo real, os fluxos de potência nas linhas de transmissão da Eletrobras/Eletronorte, fluxos esses oriundos da usina de Tucuruí em direção aos centros de carga, em especial os estados do Maranhão e do Tocantins. Apesar de possuir certa autonomia, Fá explicoubio que toda a operação e controle da subestação São Luís I passa pelo aval do ONS (Operador Nacional do Sistema). Também foi explanado sobre os sistemas flexíveis de transmissão CA (FACTS), que surgem como solução para aumentar a confiabilidade a qualidade da energia e a eficiência da transmissão nas redes da Eletrobras/Eletronorte.

“O Sistema de Energia Elétrica (SEE) representa o pilar de sustentação de toda nação, haja vista que o progresso industrial de um país pode ser medido pelo grau de utilização racional da energia elétrica.
Dentro desse contexto, é importante salientar que o SEE brasileiro é uma referência mundial, sendo a Eletrobras/Eletronorte um dos agentes de destaque. Os profissionais que trabalham nessa empresa, em especial engenheiros elétricos e civis, carregam nos ombros a árdua tarefa de garantir um fornecimento de energia seguro, confiável e, sobretudo, economicamente viável, o que lhes garante uma ampla experiência. A visita técnica representa uma ferramenta metodológica que busca fomentar o aprendizado prático aos nossos alunos através da interação com engenheiros que possuem renomado conhecimento teórico/prático” , explicou o professor Rodrigo Albuquerque