Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página Inicial > Notícias > Curso de Engenharia Civil comemora 10 anos de criação
Início do conteúdo da página Notícias

Curso de Engenharia Civil comemora 10 anos de criação

Estudantes e egressos participaram do aniversário da graduação em Engenharia Civil do Campus São Luís – Monte Castelo.
  • Jorge Martins
  • publicado 18/12/2018 17h58
  • última modificação 19/12/2018 13h44

Para comemorar o aniversário de dez anos do curso de Engenharia Civil do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus São Luís – Monte Castelo, uma programação especial foi realizada na noite dessa segunda-feira (17) no Teatro Viriato Correia. O evento foi promovido pelo Centro Acadêmico de Engenharia Civil (CAEC), reunindo alunos, ex-alunos e servidores da instituição.

A cerimônia contou com os discursos, sorteio de brindes e uma homenagem ao professor Aluísio Alves, carinhosamente conhecido como “Muchacho”, que faleceu em junho deste ano. A viúva do professor recebeu uma placa dos alunos, que também homenagearam o mestre com um momento musical. Em seguida, o público cantou parabéns com um bolo simbólico para encerrar a noite.

A gestão recém-eleita do CAEC foi apresentada durante o evento, que teve a fala do novo presidente do Centro Acadêmico, Luís Rodolfo David. Antes de ingressar na Engenharia Civil, o estudante já fazia o curso técnico de Edificações integrado ao Ensino Médio no campus. “Essa sempre foi a minha primeira opção de curso superior. Como eu já conhecia todos os professores do departamento, logo eu me senti em casa. No CAEC eu pretendo incentivar os colegas a buscarem mais conhecimento e participarem mais das atividades do curso”, enfatiza.

Já a ex-presidente do Centro Acadêmico, Caroline Abrantes, já está no 10º período e reforça como o curso tem sido respeitado no Estado. “A gente percebe que o pessoal que está saindo daqui já se insere no mercado de trabalho muito bem. Mesmo as pessoas que procuram estágio já têm o seu valor reconhecido pelos empregadores”, pontua.

Também subiram ao palco o diretor-geral do campus, professor Cláudio Leão; o diretor de ensino superior, professor Alberico do Nascimento; a coordenadora do curso, professora Conceição Correia; o chefe do Departamento de Construção Civil, professor Andrey Lopes; além dos professores Maria da Anunciação Araújo e Rodrigo Neves.

O diretor-geral destacou a qualidade que o curso alcançou em tão pouco tempo. “A Engenharia Civil tem excelentes alunos e professores bastante exigentes”, comenta. A coordenadora do curso, professora Conceição Correia, também comemorou as melhorias em infraestrutura ao longo dos 10 anos de existência da graduação. “Hoje nós estamos com uma estrutura bem mais organizada, e a perspectiva é avançar cada vez mais”, pontua.

Sobre o curso

O Bacharelado em Engenharia Civil do IFMA Campus São Luís – Monte Castelo conta hoje com 266 alunos matriculados e 23 professores – seis doutores, seis mestres e 11 especialistas. Atualmente, existem seis grupos de pesquisa sobre: materiais aplicados a ferrovia; estudo de solos; materiais cimentícios ecoeficientes e alternativos; patologias e recuperação de edificações; materiais construtivos e de resíduo de construção e demolição; e estudos urbanos: arquitetura, engenharia e a cidade. Além disso, o curso dispõe de laboratório de solos, laboratório de concreto e pavimento, além de laboratório de informática com softwares de Engenharia. Os alunos são responsáveis pela administração de uma Empresa Júnior (EJ Estrutural), um Centro Acadêmico (CAEC) e uma atlética (Muralha).

Fim do conteúdo da página