Página Inicial > Notícias > Grafite é tema de projeto interdisciplinar no Campus

Grafite é tema de projeto interdisciplinar no Campus

O projeto “O grafiti e a cidade” envolveu estudantes do 1º e 2º anos com estudos sobre a arte do grafite, visita ao painel do artista Kobra e palestras sobre as obras expostas naquele painel. As atividades aconteceram durante o mês de junho.
  • publicado 03/07/2018 15h53
  • última modificação 04/07/2018 16h13

O projeto envolveu ações com estudantes do 1º e 2º anos.

Durante o mês de junho estudantes do 1º e 2º anos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus São Luís – Monte Castelo participaram do projeto interdisciplinar “O grafiti e a cidade” desenvolvido pelas professoras Simone Costa (Língua Inglesa), Ana Silvina Fonseca (Língua Portuguesa) e Maria Luiza Maciel (Artes Visuais). A ação envolveu estudos sobre a arte do grafite, visita ao painel do artista Kobra e palestras sobre as obras expostas naquele painel.

O projeto envolveu ações em três etapas. Na primeira delas os alunos do 1º ano desenvolveram estudos em inglês e português sobre a arte do grafite e a sua legalidade no contexto urbano de vários países. Na segunda etapa, os alunos tiveram a oportunidade de visitar o mural do artista paulista Eduardo Kobra, localizado na Empório Fribal, em São Luís (MA). Eles visitaram, também, a Galeria Urbana, localizada na Vila Gorete, um projeto de revitalização da área abaixo da Ponte Bandeira Tribuzi que foi desenvolvido por grafiteiros maranhense. As visitas foram orientadas pelo artista Gil Leros, que trabalhou nos dois projetos.

A terceira etapa da ação envolveu palestras com os professores convidados José Neres Costa (FAMA/PITAGORAS) e José Dino Cavalcante (UFMA). A proposta foi de avaliar os vários elementos da cultura e literaturas maranhenses presentes no mural do artista Kobra. Essa atividade ocorreu no dia 26 de junho.