Página Inicial > Notícias > Notícias (Destaque Foto Grande) > Professor do IFMA publica livro sobre filtros de Kalman

Professor do IFMA publica livro sobre filtros de Kalman

Ginalber Serra, do Campus Monte Castelo, escreveu a obra científica “Kalman Filters: Theory for Advanced Applications”
  • publicado 26/04/2018 17h32
  • última modificação 26/04/2018 19h14

O professor Ginalber Serra, do Departamento de Eletrônica do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus São Luís – Monte Castelo, publicou o livro, em inglês, “Kalman Filters: Theory for Advanced Applications” (cujo título em português é “Filtros de Kalman: Teoria para Aplicações Avançadas”). A obra científica foi publicada em fevereiro deste ano pela editora InTech, da Croácia.

O livro apresenta a teoria e prática de filtros de Kalman, com um tratamento abrangente de conceitos, técnicas e aplicações avançadas. O filtro é, na verdade, uma série de equações matemáticas que utiliza um conjunto de medições sobre um determinado evento ao longo do tempo – verificando seus ruídos, interferências e outras incertezas –, com o objetivo de estimar os valores futuros, minimizando os efeitos dos ruídos.

Livro “Kalman Filters: Theory for Advanced Applications”

“Em ciências e engenharia é muito comum a solução de problemas com natureza estocástica [aleatória] como previsão, separação e detecção de sinais na presença de ruído. O filtro de Kalman é a ferramenta matemática altamente eficiente para estimação estocástica a partir de medições ruidosas. Desde a sua introdução, o filtro de Kalman tem sido objeto de extensas pesquisas e aplicações em cálculo de órbita, rastreamento da trajetória de foguetes, robôs móveis autônomos, fusão dos dados de sensores, microeconomia, modelagem matemática, controle de processos, processamento de imagens, reconhecimento de padrões, entre outras aplicações”, explica Ginalber Serra.

Do ponto de vista interdisciplinar, o conteúdo de cada capítulo do livro do professor do IFMA discute sobre o estado da arte das metodologias baseadas em filtro de Kalman para filtragem adaptativa/distribuída, estimação ótima, previsão dinâmica, não-estacionariedade, navegação de robôs, sistemas de navegação de satélite, rastreamento de objetos em movimento, sistemas de comunicação óptica, filtros de potência ativa, entre outros. Os fundamentos teóricos e metodológicos combinados com a extensa explicação experimental reforçam o caráter do livro como referência para estudantes e pesquisadores de diversas áreas da ciência e engenharia.

Perfil do pesquisador

Ginalber Serra é coordenador do grupo de pesquisa em Inteligência Computacional Aplicada à Tecnologia (ICAT), certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), cujo núcleo funciona no Laboratório de Inteligência Computacional Campus Monte Castelo, onde são desenvolvidas pesquisas a nível de monografia, iniciação científica, mestrado e doutorado. O professor é membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Eletricidade, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

O pesquisador já tem publicado seu primeiro livro (editado) intitulado Frontiers in Advanced Control Systems (Editora InTech, 2012), e atua como autor/revisor em várias revistas e congressos internacionais de prestígio. Seu interesse de pesquisa inclui tópicos sobre inteligência computacional, processamento de sinais, modelagem computacional de dados, automação e controle industrial.