Página Inicial > Notícias > Evasão escolar será discutida no IFMA em setembro

Evasão escolar será discutida no IFMA em setembro

O Campus Monte Castelo sediará simultaneamente – nos dias 20 e 21 de setembro de 2018 – o V Colóquio Internacional e IV Workshop Nacional sobre Educação Profissional e Evasão Escolar.
  • publicado 04/04/2018 12h21
  • última modificação 04/04/2018 12h33

Na pauta: permanência e evasão escolar na educação básica, superior e profissional.

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA), com o apoio do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), realizarão, nos dias 20 e 21 de setembro de 2018, o V Colóquio Internacional sobre Educação Profissional e Evasão Escolar e o IV Workshop Nacional de Educação Profissional e Evasão Escolar. Os eventos acontecerão simultaneamente em São Luís – MA, no Campus Monte Castelo, onde serão acolhidos estudantes, técnicos em Educação, professores e pesquisadores de diversas instituições educacionais brasileiras, além de representes de outros países.

A intenção é dá continuidade às reflexões e ações sobre o tema, que ocorrem há quase uma década, organizadas pela Rede Ibero-Americana de Estudos sobre Educação Profissional e Evasão Escolar (Rimepes) e Associação Brasileira de Prevenção da Evasão na Educação Básica, Profissional e Superior (Abapeve).

Pretende-se ainda contribuir com a formação de pesquisadores interessados no tema, bem como de estudantes graduados, pós-graduados, professores da educação básica, profissional e superior. Para tanto, serão promovidas palestras, mesas redondas e discussões sobre “Evasão Escolar”, “Educação Profissional”, “Formação, Trabalho e Juventude”, dentre outros assuntos. Desta forma proporciona-se a troca de conhecimentos, experiências culturais e educacionais diversas e incentivo de participação dos interessados na Abapeve.

Público Alvo:

O evento estará aberto às inscrições de estudantes (da educação profissional, graduação e pós-graduação), técnicos em assuntos educacionais, professores e pesquisadores de diversas instituições educacionais brasileiras, além de representantes dos países participantes da Rimepes.

Em breve serão publicadas todas as informações sobre o evento, incluindo período de inscrições, palestrantes e submissões de trabalhos a serem apresentados.

Histórico

As edições anteriores do Colóquio Internacional sobre Educação Profissional e Evasão Escolar ocorreram nos anos de 2009, 2011, 2013 e 2015. Todas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Na primeira edição foram analisados os processos de evasão escolar na Educação Profissional através de debates acerca da temática, na perspectiva de um trabalho conjunto entre países da América Latina.

Dois anos depois – nos dias 1, 2 e 3 de setembro de 2011 – os pesquisadores deram continuidade às perspectivas formuladas no primeiro colóquio, enfatizando temas como a configuração da educação profissional na região ibero-americana e os processos de evasão escolar, consolidando o evento como importante oportunidade bianual para discussões sobre o assunto.

A edição seguinte aconteceu em 2013. Oportunidade para se examinar características qualitativas e quantitativas do percurso dos estudantes das escolas técnicas de nível médio, nos países membros da Rimepes. O momento foi de abordagem do trabalho docente, do sucesso dos estudantes e das três formas de saída da educação profissional técnica: o abandono, as transições para o mundo do trabalho e para o ensino superior.

Já o IV Colóquio, realizado em 2015, deu continuidade ao trabalho de consolidação da Rimepes, promovendo intercâmbios de pesquisas e discussões sobre o tema, em âmbito nacional e internacional.

Workshop Nacional

A Rimepes também promoveu o I, o II e o III Workshop Nacional de Educação Profissional e Evasão Escolar, respectivamente, em 2012, 2014 e 2016, na UFMG, no Instituto Federal de Brasília (IFB) – Campus Brasília, e no Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú, com a participação de estudantes, pesquisadores e professores de diversos estados brasileiros. Os eventos discutiram evasão escolar na Educação Profissional e Tecnológica no âmbito das instituições brasileiras, na perspectiva do acesso, permanência e êxito do estudante durante sua trajetória escolar, através de palestras, mesas redondas e apresentação pesquisas já realizadas ou em andamento sobre o tema.

Assunto(s): Abapeve , Evasão Escolar , Rimepes