Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página Inicial > Notícias > Servidores avaliam viagem a Lima
Início do conteúdo da página Notícias

Servidores avaliam viagem a Lima

Durante sete dias conheceram a movimentada capital do Peru e exploram seu passado de riquezas históricas.
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 03/04/2018 13h02
  • última modificação 03/04/2018 13h02

 

 

O Projeto Servidores do Mundo realizou sua 4ª edição. O grupo, formado por dezessete pessoas, incluindo servidores, parentes e amigos, partiu de São Luis dia 15 de março rumo ao Peru. Durante sete dias conheceram, entre vários lugares visitados, a capital Lima. Por meio de um city tour perceberam a rica história e beleza da cidade. Visitaram o templo de Pachacamac, com seus prédios construídos há, aproximadamente, mais de mil anos, datando de 200 d.C. O complexo religioso foi feito totalmente de argila e hospeda as gigantes pirâmides do sol e da lua

Na região de Cusco o grupo conheceu o Vale Sagrado dos Incas e o complexo arqueológico de Machu Picchu, considerado uma das maravilhas do mundo. Todas as visitas foram realizadas com guias locais onde os mesmos explanaram sobre a riquíssima cultura inca que sobrevive até hoje. A viagem possibilitou ao grupo conhecer também a culinária e o artesanato peruano.

Para a enfermeira do IFMA – Campus São João dos Patos – Flávia Ferreira, o Projeto Servidores do Mundo alcançou seus objetivos de promover a saúde mental, qualidade de vida, bem-estar e também a integração entre os campi, pois foi possível conhecer outros servidores e desenvolver bons relacionamentos e aprendizados, que levarão para a vida. “Sem palavras para expressar minha satisfação por mais essa edição do projeto, com a viagem fantástica que fizemos ao Peru”, comentou a servidora Piedade Soeiro Ramos, pedagoga do IFMA – Campus Monte Castelo.

“Projeto Servidores do Mundo, mais que um projeto institucional, nos propôs a possibilidade de integração social e cultural em uma imersão pelo mundo sagrado dos incas em Macchu Picchu e Vale sagrado”, avaliou o professor Miguel Veiga, do Campus Monte Castelo. Segundo ele, foram dias de desprendimento, conhecimento e transformação para entender as novas culturas. “Ainda ecoam em nossas cabeças as narrações da fé de uma civilização conectada ao cosmos, através dos elementos naturais essenciais ao ser humano como sol (fogo), terra, água e ar”.

O professor Paulo de Tarso Nunes Jr, da Universidade Federal do Pará, diz ter vivido a experiência de reconhecer o outro, de cuidar do outro; perceber a fragilidade do outro e a força de cada um. A proteção energética do coletivo. “Retorno desta experiência feliz e realizado”, resume.

O Projeto Servidores do Mundo tem como objetivo propiciar aos servidores e familiares viagens em grupo, onde os mesmos tenham uma melhor integração através de visitas a pontos turísticos, bem como motivá-los com passeio e confraternizações que envolvam lazer, cultura e conhecimento gerais.

Galeria de Imagens

Fim do conteúdo da página