Página Inicial > Notícias > Prorrogadas inscrições ao EPIDE

Prorrogadas inscrições ao EPIDE

Inscrições podem ser realizadas até o dia 15 de outubro.  O evento será realizado de 18 a 20 de outubro no Campus São Luís – Monte Castelo do IFMA.
  • publicado 10/10/2017 09h02
  • última modificação 10/10/2017 09h02

Estão prorrogadas até o dia 15 de outubro as inscrições para o Encontro de Pesquisa, Pós-Graduação, Iniciação à Docência e Extensão (EPIDE) 2017 . O evento será realizado de 18 a 20 de outubro no Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus São Luís – Monte Castelo. O público-alvo são os alunos de ensino médio/técnico, graduação e pós-graduação do campus.

Inscrição e informações

O evento é uma iniciativa da Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (DPPGI), com o Departamento de Extensão (DEPE), o Departamento de Relações Institucionais (DERI) e a Coordenação Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O objetivo é socializar e divulgar junto à comunidade acadêmica atividades de pesquisa, pós-graduação, inovação, extensão e iniciação à docência do campus.

Durante o EPIDE 2017, será realizado o Seminário de Iniciação Científica (SEMIC) 2017 do campus, que selecionará três trabalhos por grande área, em cada edital (PIBIC Ensino Médio, PIBIC Superior e PIBITI) com vigência 2016/2017. Os trabalhos elegidos se juntarão aos selecionados na Seletiva SEMIC 2016 do campus para participar e concorrer a uma premiação no UNIVERSO IFMA 2017, que será realizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPGI), de 5 a 8 de dezembro de 2017, no IFMA Campus Imperatriz.

Durante o EPIDE também ocorrerão minicursos direcionados aos alunos do ensino médio e da graduação e pós-graduação; oficinas ministradas pelos bolsistas do PIBID; apresentações de projetos de extensão do campus e Feira de Profissões. Serão realizadas ainda apresentações de tecnologias inovadoras e palestras.

18/10/2017

14h – 16h – Minicurso: “A linguagem do texto científico”. Joelina Maria da Silva Santos.

17h – 18h – Palestra: “Biocombustíveis e Biolubrificantes: tecnologias inovadoras e sustentabilidade”. Francisco Murilo Tavares de Luna.

19/10/2017

8h30 – 12h – Minicurso: “Processos de Adsorção”. Francisco Murilo Tavares de Luna

8h30 – 12h30 – Minicurso: “Introdução à análise estatística de dados utilizando R”. Hênio Henrique Aragão Rêgo.

16h30 – 18h – Mesa redonda: “A trajetória da pesquisa, pós-graduação, extensão e iniciação à docência no Campus São Luís – Monte Castelo”. Yrla Nívea Oliveira Pereira.

20/10/2017

16h – 17h – Palestra: “Alfabetização Científica”. Mariana Guelero do Valle.

17h – 18h – Palestra: “Multimídia por toda Ciência da Computação”. Carlos Salles.