Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página Inicial > Notícias > Notícia do Portal > Desafios estruturais das cidades será tema de debates
Início do conteúdo da página Notícias

Desafios estruturais das cidades será tema de debates

Primeira edição de evento científico organizado por grupo de pesquisa do Campus Monte Castelo ocorrerá nos dias 9 e 10 de outubro
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 06/10/2017 12h07
  • última modificação 06/10/2017 12h47

Com a proposta de levantar o debate sobre soluções para aspectos estruturais das cidades, o campus do IFMA no bairro Monte Castelo (São Luís) sediará o 1º Colóquio Desafios do Desenvolvimento Urbano, nos dias 9 e 10 de outubro (segunda e terça-feira). Realizado pelo grupo de pesquisa “Estudos Urbanos: Arquitetura, Engenharia e a Cidade”, o evento ocorrerá a partir das 19h (ver programação abaixo), no Cineteatro Viriato Corrêa.

Composto pelos eixos temáticos Saneamento Básico (dia 9) e Planejamento Urbano (10), a cada noite o evento reunirá especialistas das áreas para debater os temas. “Sendo instituição de ensino pública, é natural que o IFMA responda a estas demandas que a sociedade impõe através de conhecimento técnico-científico”, disse a arquiteta Cynthia Leonis Dias Cintra, professora do Campus Monte Castelo e líder do grupo de pesquisa que idealizou o Colóquio. Ela considerou o compromisso da instituição de dar um retorno à sociedade quanto a soluções para complexos problemas estruturais.

Segundo Cynthia Cintra, ao aproximar sociedade e academia, o evento procura promover um debate digno que traga soluções efetivas para problemas históricos, atendendo à comunidade acadêmica regional e os anseios das demandas da sociedade civil por uma cidade que possa criar infraestrutura para o desenvolvimento econômico, social e humano.

Na coordenação geral do evento, o engenheiro civil Paulo Henrique Santos Queiroz considerou as discussões levantadas no Colóquio de fundamental importância para o desenvolvimento deste campo de pesquisa no Maranhão. “Dentro das disciplinas específicas desta área, como Arquitetura e Planejamento Urbano, percebe-se uma forte identificação dos alunos com os problemas sociais com os quais convivem ou vivenciam”, avaliou o coordenador. Para ele, os estudantes naturalmente querem debater, dialogar e conhecer melhor temas relevantes, a partir de profissionais de destaque. Paulo Henrique Queiroz apontou como principal motivação do evento a busca de caminhos e metodologias que tornem as cidades mais humanas e sustentáveis.

As inscrições para o 1º Colóquio Desafios do Desenvolvimento Urbano podem ser efetuadas em formulário disponível na internet.

 

 

PROGRAMAÇÃO

1º Colóquio Desafios do Desenvolvimento Urbano

(Cineteatro Viriato Corrêa – Campus São Luís / Monte Castelo)

 

9/10 (segunda-feira)

– Eixo temático: Saneamento Básico –

 

19h

Abertura: Concerto de piano com o Prof. Flávio Salgado Politi

 

19h15

Palestra 1: Desafios do Saneamento Ambiental no Maranhão

Davi de Araújo Telles (Graduado em Direito pela Universidade Cândido Mendes, e mestre em Direito Social pela Université Paris I – Panthéon Sorbonne. Foi presidente da Caema e é atual Secretário Estadual da Ciência, Tecnologia e Inovação).

 

20h

Palestra 2: Gestão de Recursos Hídricos no Ambiente Urbano

Laís de Morais Rêgo Silva (Bióloga especialista em Auditoria e Perícia Ambiental, tem mestrado em Biodiversidade e Conservação pela UFMA. É analista ambiental da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais e gerente de meio ambiente e recursos hídricos da Caema).

 

20h45

Palestra 3: Licenciamento Ambiental e o Desenvolvimento Urbano

Andreia Pereira Amorim (Engenheira agronômica, auditora ambiental, perita judicial ambiental, é especialista em Gestão Ambiental pela UFLA-MG e mestre em Agroecologia pela UEMA, com doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia da Rede Bionorte/Biodiversidade e Conservação. Atua nas áreas de auditoria ambiental, gestão e manejo ambiental na agroindústria e sistemas agrícolas voltados para o desenvolvimento sustentável).

 

10/10 (terça-feira)

– Eixo temático: Planejamento Urbano –

 

19h

Mesa de abertura

 

19h15

Palestra 1: Construindo Cidades Melhores: O desafio do desenvolvimento urbano no Brasil

José Murilo Moura dos Reis (Especialista em Segurança do Trabalho, Engenharia Ambiental, Engenharia de Avaliações e Perícias, é mestrando em Saneamento Ambiental, professor universitário e conselheiro suplente do CREA-MA).

 

20h

Palestra 2: O uso da tecnologia BIM para projetos arquitetônicos e urbanismo

Edson Andrade de Alencar (Graduado em Direito pela UFMA e em Arquitetura e Urbanismo pela UNICEUMA. Integrante da primeira turma de especialistas em plataforma BIM do Maranhão pelo INBEC, trabalha em equipes de ensino e implantação dessa metodologia em instituições e pessoas jurídicas de direito público e privado).

 

20h45

Palestra 3: Infraestrutura Urbana: Planejamento e Sustentabilidade de Médias e Pequenas Cidades

Claudicéia Silva Mendes (Arquiteta e urbanista pela UEMA, com especialização em Gestão Pública Municipal e Engenharia de Produção e mestrado em Energia e Ambiente pela UFMA, onde é coordenadora do curso de Engenharia Civil, no Campus Balsas. Tem experiência nas áreas de planejamento urbano e projetos de arquitetura).

Fim do conteúdo da página