Página Inicial > Notícias > IFMA realiza colação de grau de 45 alunos no Campus Monte Castelo

IFMA realiza colação de grau de 45 alunos no Campus Monte Castelo

O Campus São Luís – Monte Castelo formou alunos de nove cursos de Bacharelado, Licenciatura e Graduação Tecnológica.
  • Jorge Martins
  • publicado 26/05/2017 16h12
  • última modificação 26/05/2017 16h19
A pró-reitora de Ensino representou o reitor na solenidade de colação de grau realizada no Teatro Viriato Correia.

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus São Luís – Monte Castelo formou 45 novos bacharéis, licenciados e tecnólogos na última quinta-feira (25). A cerimônia de colação de grau contou com a presença de familiares, amigos e professores dos formandos, que celebraram o encerramento da graduação em clima de otimismo com os planos para o futuro acadêmico e profissional.

Participaram do evento os concluintes dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica Industrial, Engenharia Industrial Mecânica, Sistemas de Informação, Licenciatura em Biologia, Licenciatura em Informática, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Química e Tecnologia em Eletrônica Industrial.

Uma das formandas era Amanda Abelardo, que foi oradora das turmas. A agora engenheira eletricista já foi aprovada com bolsa de estudos parcial para o programa de mestrado da Lakehead University, no Canadá. “Vou fazer mestrado na área de Engenharia Biomédica, então eu estou muito ansiosa. Já vou começar em setembro”, conta. Amanda já havia passado uma temporada na mesma universidade pelo Programa Ciência sem Fronteiras.

Os projetos de continuação da trajetória acadêmica também acompanham a engenheira mecânica Carolina Gonçalves. “A minha história no IFMA foi bem bonita e na bagagem eu carrego coisas que eu vou levar para os âmbitos profissional e pessoal”, revela. Ela fez curso técnico no Instituto e logo em seguida começou a cursar a graduação em Engenharia Industrial Mecânica. Agora, quer ingressar no Mestrado em Engenharia de Materiais do Campus Monte Castelo. Na colação de grau, ela foi acompanhada de familiares e de seu filho Ian, de 11 meses. “Ter me tornado mãe durante essa jornada faz essa conquista ainda mais gratificante”, destaca.

Já a recém-formada engenheira civil Juliana Azevedo começou a sua história no IFMA no curso de Licenciatura em Matemática. Mas, durante as aulas, ela percebeu que sua vocação era mesmo a Engenharia e acabou fazendo transferência. “Depois de um longo período de estudos e dedicação, hoje a gente vê o resultado”, comenta. Ela conta que agora pretende estudar para fazer mestrado e concursos na área acadêmica.

Um dos destaques da noite foi a premiação do aluno com o maior coeficiente de rendimento ao longo do curso. O diretor de Ensino Superior do campus, professor Alberico do Nascimento, entregou o certificado de mérito acadêmico a Gustavo Oliveira, formando do curso de Sistemas de Informação. “Não tem como receber esse prêmio e não agradecer os professores que ajudaram a mim e aos meus colegas de curso”, pontuou Gustavo.

Mesa de honra

A cerimônia de colação de grau foi presidida pela pró-reitora de Ensino, professora Ximena Paula Bandeira Maia, que representou o reitor Roberto Brandão. Ela lembrou do momento de turbulência política vivido no Brasil e convidou os formandos a honrarem suas profissões com ética. “Isso é um registro importante de se fazer quando entregamos 45 profissionais para a sociedade. Penso que é o momento de dar respostas às necessidades do país”, comentou.

Também presente na cerimônia, o professor Cláudio Leão enfatizou o nível de qualificação dos formandos, lembrando que alguns tiveram experiência de mobilidade acadêmica no exterior e já tiveram aprovações em programas de pós-graduação. “Aqui, nós prezamos pelo ensino de qualidade”, afirmou.

A mesa de honra também foi composta pelo diretor de Ensino Superior do campus, professor Alberico do Nascimento; a coordenadora do curso de Engenharia Elétrica, professora Danúbia Pires; a patronesse da turma de Sistemas de Informação, professora Eveline Sá; e o chefe do Departamento da Licenciatura em Matemática, professor Raimundo de Castro.